sábado, 22 de junho de 2013

ATRIBUTOS DE UMA OVELHA - FINAL

                                      

V. Uma ovelha ama seu pastor.
 “assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas." (João 10.15).

     Muitas ovelhas esquecem o quanto seus pastores as amam, Jesus disse que dá a vida por suas ovelhas, pois Cristo reconhece o amor do Pai por elas. Nossos pastores sabem o quanto nós valemos para Deus, por isso que muitos passam noites sem dormir, orando, clamando a Deus, afim de que aquela ovelha perdida volte e encontre-se novamente com o rebanho. Um pastor chora, pois a cada momento ovelhas morrem sem Cristo e sem salvação. Um pastor chora, porque por muito que tente, existem ovelhas que não querem.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

ATRIBUTOS DE UMA OVELHA - PARTE 2


        
III. Uma ovelha aceita ser levada para longínquas campinas, pois crê que seu Pastor a está levando para o que há de melhor.

 “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;" (Salmos 23.2).
     Uma ovelha segue seu pastor por acreditar nele, Jesus caminhou até a cruz, pois acreditava no seu Pastor o nosso Deus, seu caminho foi à cruz, porém isso, não o fez abandonar o rebanho e correr para outras campinas, manteve-se firme e intimorato. Muitas ovelhas de igrejas não acreditam em seus pastores, tudo que ele fala, tudo que pede para ser feito, colocamos barreiras e empecilhos, fazendo com que outras ovelhas também debandem para outras campinas. O que parece muito belo de longe aos olhos, torna-se um tormento ao perto.
 “Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro." (Gênesis 13.10-11).
     Se seu pastor precisa passar com você por ruas lamacentas, entre matos, entre vielas escuras, é que sua intenção é encontrar novos pastos ainda intactos.
    IV. Uma ovelha que ama seu pastor, não se aproxima do lobo, e quando o vê corre.
 “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem." (João 10.8-9).
Uma ovelha foge do diabo, ela sequer se aproxima, ela não compartilha nada com o lobo.
Certa ovelha escondeu-se na casa do lobo, pois havia acabado de roubar a chave que estava no bolso de seu predador, ela havia conseguido depois de passar uma tarde com seu algoz. Ela acreditou que tendo a chave do dono da casa, seria impossível que ele entrasse.
     A dona ovelha esqueceu que por ser o dono da casa ele podia entrar sem chave alguma, pois foi assim que aconteceu e você já sabe o fim da ovelha.
     Irmãos, não tentem dar uma de espertos com o diabo, pois ele sabe encontrar novos caminhos, não flerte com ele, não tente enganá-lo, pois ele é o pai da enganação.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ATRIBUTOS DE UMA OVELHA - PARTE 1

“Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas." 
(João 10.2).

No dia nove de junho comemoramos o dia do Pastor, o homem que zela por nossa integridade física e espiritual. É comum que muitos pregadores, mensageiros, se utilizem desta data para formular suas prédicas na vida e melhoramento do ministério pastoral.
     Gostaria na verdade, que neste dia, deixássemos a figura do pastor um pouco de lado e pensássemos nas ovelhas, homens e mulheres que por muito vivem sendo guardados e protegidos por seus pastores e por muitas vezes os acham como seus empregados, e quando temos este tipo de visão, perdemos a perspectiva de nossos direitos e deveres como ovelhas de Cristo (Xristou). Pois, a ovelha que conhece seu caminho, conhece e sabe o que deve fazer, visto que está atenta às condições climáticas e foge do perigo, trará mais tranquilidade para seu pastor e ajudará cada vez mais o rebanho.
     I. Uma ovelha atenta reconhece a voz de seu Pastor e fica absorvendo seus ensinamentos.
 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." (João 10.27).
Quando há uma convivência real e íntima entre ovelha e pastor, ambos se conhecem. Existem ovelhas desobedientes que insistem em se desgarrar do rebanho, ouve a voz de seus pastores, porém não obedecem.
O texto apresenta dois pontos importantes, as ovelhas conhecem a voz de seu pastor, as ovelhas são animais muito inteligentes veja o artigo da revista “Ciência Hoje” publicada em 08/06/2013:
 “Além de terem uma ‘impressionante capacidade de aprendizagem’, segundo um artigo publicado na ‘PLOS ONE’, são capazes de reconhecer e memorizar rostos familiares”. De acordo com as investigadoras, estes animais podem servir como modelos para estudar alguns problemas neurológicos que comprometem a capacidade cognitiva, como a doença de Huntington ou o Alzheimer.
Por isso, Deus nos denominou ovelhas! Nós temos grande capacidade de entendimento, nós estamos livres da ignorância através de Cristo Jesus.
Temos que ter cuidado, pois a ovelha é o único animal que vai para o matadouro sem sequer reclamar, a mesma parte para morte, pois vislumbra a figura de seu pastor chamando-a. Muitas ovelhas estão morrendo, pois estão seguindo o “pastor” errado.
A segunda parte do texto mostra que o pastor as chama, elas ouvem a sua voz, e ele as reconhece. Irmãos, Jesus conhece a todos nós, ele reconhece suas ovelhas.
    II. Uma ovelha não se afasta do seu grupo, por que juntas, elas sentem-se seguras.
 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1.7)
A união do rebanho o torna forte e resistente, Jesus nos quer juntos, pois assim nos tomamos imbatíveis, como elo de correntes, se entrelaçando um ao outro se torna praticamente indestrutível. Quando me afasto do grupo eu me desprendo da corrente, porém uma corrente sem um elo, ainda assim, é uma corrente. Um elo sozinho é apenas um elo.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...