sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Visão de Liderança


VISÃO DE LIDERANÇA
NEEMIAS 1
O plano de aula estabelece para os alunos uma perspectiva geral de identificação e capacitação de um líder.
1. OBJETIVO:
a. Apresentar fatos históricos do período em que viveu Neemias, fazendo assim uma comparação do momento ali encontrado e o que vivemos hoje.
b. Desenvolver uma relação de tomada de atitude olhando para nós e para o próximo.
c. Destacar a importância do planejamento e liderança.

2. MATERIAL UTILIZADO:
a. Bíblia.
b. Conteúdo impresso.
c. Livro (Usos e costumes do período bíblico)

3. TÉCNICAS UTILIZADAS PELO PLANO DE AULA.
a. Exposição Oral.
b. Debates.
c. Perguntas e respostas com o professor mediador.


CONTEÚDO
1. Preparação para o início da aula:
Usar uma dinâmica para aproximar os alunos e os colocar no centro da aula. A dinâmica que iremos usar é a da varinha: Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco) Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente). Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil). Pedir que outro participante quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar outra pessoa para ajudá-lo. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
2. Desenvolvimento da Aula:
Explicar aos alunos a história de Neemias de onde veio e até onde chegou. Assim enfatizando o mover de Deus em nossas vidas. Cabe neste ponto expor aos alunos e os mesmos trabalharem algumas perguntas: Qual é o significado do nome de Neemias? O que o motivou a tal tomada de ação? Far-nos-íamos o mesmo?
O aspecto de liderança nato em Neemias. Conhecedor e sabedor que era totalmente dependente de Deus e seu sentimento de amor pelo povo.
Desenvolvimento da espiritualidade dentro e fora da igreja ressaltando a necessidade de deixarmos ser movidos pela mão de Deus, mas entender que podemos ajudar ao próximo e não nos acomodar e deixar por conta do acaso.
1. Conclusão:
Finalizamos a aula com três perguntas que serão respondidas em aula, para debate entre os alunos:
a. Que tipo de pessoa temos sido: “As que deixam acontecer, as que fazem acontecer ou aquelas que se espantam com o que aconteceu”?
b. O que é importante para você no que diz respeito a um líder?
c. Qual o resultado prático da falta de espiritualidade no desenvolvimento da igreja?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...