terça-feira, 21 de maio de 2013

PRÉDICA



A fala é uma ferramenta importantíssima na vida do pregador, e as formas de comunicá-las precisam ser estudadas e praticadas, dando ao pregador mais recursos para sua homilia.
Imaginação
     O pregador precisa ser imaginativo, não se prender ao legalismo ou a lógica, mas percorrer por toda sua mente criadora desprovido de qualquer preceito.
     A imaginação traz ao orador ganhos, para que o mesmo pinte em multicores uma tela em sua mente que representa formas vividas de sua homilia. Trazendo ao seu ouvinte, um cenário repleto de personagem, de eventos, ambientes etc.
     Este processo do uso da imaginação auxilia o ouvidor a utilizar do mesmo artifício para que em sua mente forme este mundo, pois se ouço e imagino os fatos acontecendo, a mensagem passada se torna mais viva, com isso, presente em minha mente e coração.
     É precioso entender a diferença entre imaginação e fantasia. A imaginação é a capacidade de expressar em cores e formas algo possível de acontecer, imaginar maneiras de expressar a luta entre Davi e Golias é sadio, pois se baseia em algo real, algo vivido, algo possível. Fantasia trabalha na irrealidade, naquilo que é impossível de se imaginar. Não seja monótono, seja atual, ser atual é ser pensador, pois quem pensa imagina e quem imagina pensa!
     Contudo, tenha cuidado com o uso excessivo de imaginação a mesma precisa ser utilizada dentro do contexto de sua prédica, imaginar baseado em evidências históricas e bíblicas. Imaginar é se colocar no lugar do outro, pois assim seremos capazes de aplica nossa imaginação na aplicação do sermão.
     Jesus era muito hábil em fazer com que as pessoas imaginassem coisas, fizessem associações e comparações, Jesus é nosso mestre e conhece homilética como ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...