Durante
o seu ministério Jesus esteve em conflito continuo com os líderes religiosos
dos judeus, e em várias ocasiões criticou-os severamente com palavras bem
claras. Por exemplo, declarou: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis
satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se
firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala
do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44). O apóstolo João escreveu: "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o
diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus:
para destruir as obras do diabo" (1 João 3:8). O próprio Jesus, no início do seu ministério, sentiu o
efeito deste poder. Nas palavras de Mateus: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto,
para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:1). Jesus referiu-se a este mesmo poder através da palavra
Satanás (v. 10). No final do ministério de Jesus, o diabo operou através de
Judas para traí-lo: "Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de
Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus..."(João 13:2). Novamente, mais adiante, faz-se referência a este poder
como Satanás (v. 27). O apóstolo Paulo fez a seguinte advertência: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes
contra as ciladas do diabo" (Efésios 6:11). Jesus mesmo exortou os seus seguidores: "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para
lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova..."
(Apocalipse 2:10). No entanto, este
poder seria completamente destruído, e isto tornou-se possível através da morte
de Jesus na cruz: "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de
carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua
morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo"
(Hebreus 2:14).
"χριστω συνεσταυρωμαι ζω δε ουκετι εγω ζη δε εν εμοι χριστος ο δε νυν ζω εν σαρκι εν πιστει ζω τη του υιου του θεου του αγαπησαντος με και παραδοντος εαυτον υπερ εμου" (Gálatas 2.20)
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