Colossenses 1.13-16
1. A CIDADE DE COLOSSOS
Colossos era uma cidade importante, situada nas proximidades do rio
Meander, no vale do Lico e, por isso, acompanhava a principal rota comercial
que ligava as cidades da Frígia, no leste, com Éfeso, no oeste. Os registros
históricos indicam que essa cidade desfrutava de imensa riqueza e prestígio,
nos tempos antigos (anterior a 400 a.C.). Graças a seus interesses comerciais,
Colossos havia sido uma cidade cosmopolita importante, que incluía diferentes
elementos religiosos e culturais. A população judaica devia-se em parte a
Antíoco III, que fixou cerca de dois mil judeus da Mesopotâmia e da Babilônia
nessa área, em torno do ano 200 a.C. Observa G.L. Munn que "ao redor de 62
a.C. os judeus do vale do Lico eram tão numerosos que o governador romano
proibiu a exportação de dinheiro destinado a pagar o imposto do templo."
Conforme Cícero, haveria uns dez mil judeus residentes naquela área da Frígia.
A importância de Colossos como cidade diminuiu nos períodos helenístico e
romano. Na época do apóstolo Paulo, era a cidade menos importante da área.
Registram os historiadores que ela havia sido severamente devastada por um
terremoto em 61 d.C. e, diferentemente das cidades vizinhas de Laodicéia (cerca
de dezesseis quilômetros a oeste), e Hierápolis (cerca de vinte e cinco
quilômetros), Colossos jamais foi reconstruída. O local havia sido
completamente abandonado em torno do século oitavo d.C, e até hoje nenhuma obra
arqueológica foi realizada em suas ruínas.
2. O PROPÓSITO DA CARTA
Se a razão por que Colossenses foi
escrita liga-se ao relatório de Epafras a respeito dos falsos ensinos que
ameaçavam a igreja, daí se segue que o propósito da carta foi advertir seus
leitores contra essas heresias, e fazê-los lembrar-se da verdade do evangelho
que já haviam recebido, e na qual agora viviam (1.5). Basicamente Paulo está
dizendo-lhes que Cristo derrotou os poderes do mal mediante sua morte na cruz
(2.15). Isto significa que os falsos ensinos e as leis escravizadoras
provenientes da sabedoria humana, e dos espíritos que governam o universo
(2:8), nenhuma autoridade exercem sobre os crentes (2.10); a prisão em que
antigamente atormentavam as pessoas, na forma de débitos não pagos, foi
cancelada (2.14). Paulo quer que seus leitores entendam esta verdade, pelo que
os leva a lembrar-se de que devem andar na luz das tradições que receberam
sobre Cristo e o evangelho.
3. AS HERESIAS
3.1. Docetismo - (gr. dokein, “aparentar”) é uma
heresia do final do século I que afirmava que Jesus apenas aparentava ser
humano (Kelly, p.141). O docetismo é: a afirmação de que o corpo humano de
Cristo era um fantasma e de que seus sofrimentos e morte foram meras
aparências. “Se sofreu, não era Deus; se era Deus, não sofreu.” (Bettenson,
49). Negavam a humanidade de Cristo, mas afirmavam a divindade. O docetismo já
estava presente no final da época do NT, como é evidente pela exortação de
João, o apóstolo, sobre aqueles que negam “que Jesus Cristo veio em carne”
(1 Jo 4.2; cf. 2 Jo 7)
3.2. Cerintianismo - Cerinto ensinava que Jesus e Cristo
eram seres distintos. Negou o nascimento sobrenatural de Jesus, fazendo-lhe o
filho de José e de Maria, distinguindo-o do Cristo, que desceu sobre ele por
ocasião do seu batismo e que o abandonou momentos antes da sua crucificação.
Cerinto também é conhecido por ter ensinado que Jesus se levantará dos mortos
no último dia, quando todos os homens se levantarão com ele. Ao descrever Jesus
como um homem de nascimento natural, Cerinto concordou com os judeus gnósticos
denominados Ebionistas. Ainda segundo seus ensinamentos, Cristo era um espírito
que veio do céu, empreendeu sua tarefa divina no mundo material, e retornou
então ao seu lugar de origem, antecipando um Gnosticismo bem mais desenvolvido
ensinado por Valentim e outros gnósticos futuros.
I.
CRISTO NOS DÁ SEGURANÇA, ATRAVÉS DA LIBERDADE.
“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos transportou para o Reino do
seu Filho amado."
(Colossenses 1.13)
Neste versículo há duas palavras importantes. A primeira
é libertou deriva da palavra grega (rew) de deixar fluir e a segunda é transportou da palavra grega (meqisthmi) de transportar para um
lugar com segurança.
Neste sentido, o que Paulo quer deixar para igreja em
colossos é que Cristo Jesus liberta nosso mente e ela fluir e o Mesmo encontro
entre os empecilhos de nossas vidas um novo que caminho que nos leva ao seu
Reino na gloria ao lado do Pai. A igreja deste tempo precisa deixar que Cristo
a transporte por este mundo cheio de inseguranças e nos leve até seu lar nó
Céus. Convida-nos a ter um mente de Cristo uma mente liberta que é guiada
atreves de seu Espírito Santo.
II.
CRISTO NOS COMPROU DE VOLTA
“no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." (Colossenses
1.14).
Já neste ponto Paulo declara o Sacrifício de Jesus na
Cruz quando fala que temos a redenção de nossos pecados e gosto muito desta
palavra, pois a mesma no grego (aprolu/trwsin) tem seu sentido de ter de volta alguma coisa mediante preço pago.
O que Paulo nos ensinou é que Cristo nós comprou de volta
através do preço de Sangue, Ele nos quer de volta e para Ele não importa se
Custou a sua vida, pois a nossa é muito preciosa. Como não amar a Cristo,
mediante essa informação, seu desejo de nos ter novamente. Você pode fazer de
tudo para conquistar uma pessoa, porém a grande maioria nunca dará sua vida.
Viva um relacionamento com quem realmente está interessado em você, Cristo
Jesus.
III.
CRISTO É DEUS
“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;"
(Colossenses 1.15).
O Deus de Israel o qual
você adora Jesus Cristo é a imagem dEle, Jesus o Nazareno é o Logos, o primeiro
de tudo e de todos. A palavra grega para imagem aqui é (eikwn) de onde deriva a palavra grega ícone[1]. Jesus
Cristo é a imagem perfeita, a semelhança Exata de Deus e subsiste na forma
genuína de Deus e tem sido assim desde
toda a eternidade.
IV.
CRISTO É O A E O W
“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer
potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as
coisas. Nele, tudo subsiste." (Colossenses 1.16-17)
Neste caso Jesus é o
Alfa, pois nele todas as coisas foram criadas, sendo assim, Cristo é superior a
qualquer Criação.O que Paulo deixa ao Colossos é que Qual quer Heresia humana,
qualquer falso ensino, Demônios, são simples criaturas, e o Senhor dEles é o
nosso Senhor e Salvador.
Tudo foi Criado por meio
dEle e para Ele, visto então, Jesus é ômega, todas as coisas convergiram à ele,
como Deus Jesus criou o universo material e espiritual para seu prazer e
glória.
O que te falta fazer, para enfim, abandonar as heresias
de sua vida e caminhar em um caminho seguro com Jesus.
[1] No campo da semiologia e
semiótica um ícone é um signo visual que representa outro objeto por ser
semelhante a ele. Graças a essa relação de semelhança, o ícone pode substituir
a coisa que representa.
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