sábado, 12 de novembro de 2016

O ENCONTRO QUE TRANSFORMA MORTE EM VIDA.


MATEUS 9. 18-26
Começo pensando em uma notícia de morte. Imagine você recebendo a seguinte mensagem – sua filha morreu. O desespero tomando conta de seu coração, de sua família e você se sentindo impotente. Jairo o chefe da Sinagoga, homem de posição recebe a mais negra de todas as notícias – Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre!” (Marcos 5.35).
              Ao ouvir isso sua esperança some, somente a certeza de não ver mais sua filha, a certeza de não mais poder abraçá-la. Mas, como um pai confiante vai atrás do Mestre, sua única esperança está agora em Jesus, seu coração enxerga um ponto de luz na imensa escuridão de sua alma cheia de dor.
              Começa assim a peregrinação de Jairo, um encontro cheio de incertezas humanas, mas cheio de fé no Salvador.
1ª UM ENCONTRO CHEIO DE FÉ.
Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá". (Mateus 9.18).

              Jairo depois de ouvir da morte de sua filha, cai aos pés de Jesus e diz as palavras mais duras para um Pai dizer – Minha filha já está morta. Ele foi atrás de Jesus e tinha deixado sua filha viva, mas as notícias chegaram e sua amada criança havia morrido. Porém sua fé em Jesus era tamanha que ele não voltou para velar sua filha, ele não retrocedeu, permaneceu confiante de que Jesus poderia fazer um milagre.
              Quantos de nós voltamos para trás, desistimos de encontrar a Jesus e derramar nossas angústias aos seus pés. Cremos que nosso problema é tão grande que não adianta pedir para Deus. Assim esquecemos que a bíblia nos garante que Nosso Deus é Deus das coisas impossíveis. Jairo dá mais um sinal, de que sua fé em Jesus é sem medidas – Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá. O início da oração é composto por dois verbos o primeiro é o ‘vem’. Jairo convida Jesus a sua casa, o Mestre podia curar a menina de onde estava, mas o Pai da menina queria que nosso Senhor fosse a sua casa. É importante que prestemos atenção nas palavras de Jairo ele não pediu primeiro, ele convidou a Jesus para seu lar.
              Como temos pulado etapas em nossa vida com Cristo, queremos que ele nos cure, mas não queremos que entre em nosso meio. Convide Jesus, faça-o seu hóspede, divida com ele seus problemas e só assim Ele irá impor suas mãos sobre você. Jairo convidou e depois pediu, pois sabia que Jesus podia fazer um milagre.
2ª UM ENCONTRO GERA UMA CAMINHADA.
Jesus levantou-se e foi com ele, e também os seus discípulos. Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto, pois dizia a si mesma: "Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada". Voltando-se, Jesus a viu e disse: "Ânimo, filha, a sua fé a curou!” E desde aquele instante a mulher ficou curada. (Mateus 9.19-22)

              Jairo declara seu problema ao Mestre, Ele se levanta e começa sua caminhada de encontro a casa daquele pai, mas no meio do caminho sua jornada é interrompida por uma mulher que sofria de uma hemorragia há doze anos. Jesus é tocado por ela e a mesma cria que se apenas tocasse estaria curada. Então, Jesus diz sua fé lhe curou. Fico a imaginar o coração de Jairo, ouvindo que a fé daquela mulher lhe tinha curado.
              Jairo não ficou apressado, não ficou nervoso por aquela mulher ter atrasado, apenas teve a certeza de que podia salvar sua filha. Não tenha pressa! Sua vez vai chegar! Você apenas está na fila aguardando sua vez de receber sua benção das mãos do Senhor. Não se desespere com o tempo, apenas confie.
3º UM ENCONTRO SEM FOGOS.
Quando ele chegou à casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multidão agitada, disse: "Saiam! A menina não está morta, mas dorme". Todos começaram a rir dele. Depois que a multidão se afastou, ele entrou e tomou a menina pela mão, e ela se levantou. A notícia deste acontecimento espalhou-se por toda aquela região. (Mateus 9.23-26)

              Nesse instante o velório havia começado! Era comum ter homens tocando, as carpideiras chorando, muitas pessoas em volta da casa, pois Jairo era um homem de posição na sociedade e influente, logo, muitas pessoas foram prestar condolências a família. Mas Jesus não pediu, por favor, que saíssem. O verbo é imperativo, no sentido de ordem, Saiam! Pare com essa ostentação! Vão cuidar da vida de vocês. A menina não morreu apenas está dormindo.
              Pensem em Jairo ao ouvir essa frase – A menina dorme! Olhe o coração desse pai! Jesus não é homem de holofotes, o único dia em que Ele estava mais alto que as outras pessoas foi quando estava pregado em uma cruz. O encontro com Jesus nos torna mais humildes. E ao dizer estas coisas riram dEle, isto é, o ridicularizaram.

              Todavia, quando Jesus encontra alguém, o que estava morto volta a viver, Jesus tomou a menina pelas mãos e ela se levantou. Fico aqui imaginando os que estavam rindo. Muitos irão nos ridicularizar, mas fique em paz Jesus tem poder para fazê-los calar. O que Jesus fez se espalhou sobre toda aquela terra e ainda hoje percebemos seus milagres entre nós. O que te impede de abrir a porta de sua casa e de seu coração e convidar a Jesus para lá estar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...