terça-feira, 20 de novembro de 2012

TRADIÇÂO E TRADICIONALISMO


  A tradição cristã olha com esperança o futuro. O mesmo Jesus que esteve outrora com os nossos irmãos, está conosco hoje e estará no futuro. Vivamos a tradição cristã, amando ao Senhor de todo o nosso coração e ao próximo como a nós mesmos. Socorrer os aflitos e amargurados de alma. "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente."  (Hebreus 13.8)
É precioso levarmos a igreja métodos modernos; tradicionais e dinâmico. Apresentarmos projetos de melhoria e capacitação nos irmãos alunos e professores, utilizar os espaços do prédio da igreja em sua totalidade para que os mesmos não se tornem “elefantes brancos”, modernizar e informatizar literaturas, promover a integração igreja e sociedade. E tudo isto esta atrelado nos ensinamentos do mestre:
a. "Jesus não exige que seus discípulos creiam nele, mas, antes, que creiam com ele, que acreditem na realidade do amor de Deus e que aceitem com plena confiança a convicção da certeza da filiação com o Pai celestial. O Mestre deseja que todos os seus seguidores partilhem plenamente de sua fé transcendental. Jesus, de uma forma muito enternecedora, desafiou seus seguidores não apenas a acreditar no que ele acreditava, mas também como ele acreditava. É esta a significação plena de seu requisito supremo: 'Siga-me'."
b. "'Seguir Jesus' significa partilhar pessoalmente sua fé religiosa e entrar no espírito da vida do Mestre, espírito este de servir de forma abnegada ao homem. Uma das coisas mais importantes da vida humana é descobrir o que Jesus acreditava, quais eram seus ideais, e lutar para alcançar este propósito grandioso da vida. De todo o conhecimento humano, o que tem maior valor é conhecer a vida religiosa de Jesus e como ele a viveu."
c. "Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai."  (João 16.25). Parábola é uma narrativa celestial colocada lado a lado a uma determinada verdade espiritual para fins de comparação e de fácil entendimento. As Parábolas contadas por Jesus Cristo, o Verbo de Deus, na maioria foram fundamentadas em exemplos comuns do dia a dia daqueles que o ouviam.  A narrativa de Jesus em cada Parábola em si própria é simples, resumida e sem colorido literário algum e sua conclusão geralmente é idealizada por Jesus de modo a não permitir dúvidas quanto ao que ele quis nos repassar.
 Jesus sempre encontrou formas atuais da época, para ensinar a todos indistintamente. Usando uma dialética extraordinária que levava o indivíduo a explorar seu interior e percebesse sua mendigues. Então, ensinar e dar capacidade a um de ensinar a outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...